post

Sergipe é destaque no Campeonato Norte-Nordeste de Badminton em Recife

A Seleção Sergipana de Badminton foi destaque do Campeonato Norte-Nordeste dessa modalidade, realizado entre os dias 12 e 14 de julho em Recife. A delegação sergipana já se encontra em Aracaju e comemora as 56 medalhas conquistadas. Foram 15 de ouro, 23 de prata e 18 de bronze. A delegação sergipana contou com a participação de 44 jovens atletas da capital e do interior. A competição também valeu vaga para a Copa do Brasil de Badminton, que será realizada em fevereiro de 2020.

Cerca de 215 atletas participaram da competição que aconteceu no Ginásio Santos Dumont, na Praia de Boa Viagem, em Recife. Com esse resultado, o Estado de Sergipe comprova mais uma vez que continua sendo uma das grandes potências desse esporte, conquistando títulos importantes em níveis regional e nacional.

Alunos da rede pública estadual fazem parte da Seleção Sergipana de Badminton. São alunos da cidade de Frei Paulo, do Colégio Estadual Martinho Garcez. Ginaldo José e Wendel Lohan conquistaram três medalhas. Os alunos são treinados pelo professor Antônio Barreto, da rede Estadual.

A atleta Kailane Letícia, de 16 anos, aluna do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, foi um dos destaques da delegação sergipana. Representando a Academia Soginástica, Kailane conquistou três medalhas de ouro, duas na categoria sub 19 e uma na categoria adulta. “Mesmo com uma lesão no tornozelo no último dia de competição, Kailane não desistiu e foi para as finais. Segundo a atleta, todo esforço valeu a pena, pois queria muito essa conquista e sabia que era capaz de conquistar tudo que faz com dedicação”, revelou o professor Wendel Mota Ribeiro, presidente da Federação Sergipana de Badminton (FSBd).

Kailane Letícia é o principal nome do Badminton em Sergipe. A atleta, com apenas 16 anos, é pentacampeã dos Jogos Escolares TV Sergipe, tricampeã dos Jogos Escolares da Juventude e conquistou medalhas em Campeonatos Brasileiros.

A delegação sergipana participou nas categorias sub 11, 13, 15, 17, 19, adulta, sênior e máster, conquistando medalhas em todas elas.

Segundo o presidente da FSBd, a modalidade vem ganhando um novo patamar, com elevado nível técnico. Com apenas oito anos do esporte em nosso estado, as conquistas nacionais vêm aparecendo ano a ano, e o número de adeptos tem se multiplicado pela capital e interior.

“Também tivemos representantes das cidades de Frei Paulo, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana. Estes últimos foram responsáveis pelo maior número de atletas e de medalhas da delegação, com 20 atletas. O Colégio Magnus fez bonito, conquistando 25 medalhas e dessa forma, garantiu algumas vagas para a Copa do Brasil”, revelou o presidente Wendel.

O professor Denis Lima, técnico do Colégio Magnus, de Itabaiana, avaliou a participação de sua unidade escolar no Norte-Nordeste como histórica e motivadora. “O Badminton é a modalidade esportiva que mais cresce aqui na Região Agreste de Sergipe. Temos praticantes de todas as idades. E uma prova do sucesso desse esporte são as conquistas obtidas nas competições regionais e nacionais. Agora mesmo em Recife tivemos uma participação histórica e motivadora. A modalidade ganhou a capital do agreste e hoje é referência e febre na cidade”, destacou o professor Denis Lima. 

O presidente Wendel Ribeiro destaca que a Federação Sergipana tem investido na formação de árbitros, técnicos e na melhoria da gestão e da estrutura da modalidade, o que tem rendido frutos que vão muito além das quadras.

“As características de respeito ao adversário e suas individualidades, garra, superação e fair play que o badminton tem fazem com que a união e espírito de equipe só cresçam, formando jovens para a vida”, concluiu Wendel.

Sergipe tem pelo caminho ainda este ano três competições nacionais de Badminton. A II Etapa Nacional, que será realizada no mês de setembro, em Brasília. Em novembro acontece a III Etapa Nacional e Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau/SC.

Fonte: http://www.seduc.se.gov.br/noticia.asp?cdnoticia=14657