Badminton Sergipano conquista marca histórica no Campeonato Nacional

Do dia 5 ao dia 9 de fevereiro foi realizado o Campeonato Brasileiro Interclubes 2020 (CBI-CBC), válido pela 1ª Etapa do Circuito Nacional “Decahtlon-Perfly” de Badminton 2020, em Lauro de Freitas (BA). 
A capital da Bahia recebeu, até domingo, dia 9, as disputas nas categorias Principal e Jovens (Sub 11 a 19 anos). Ao todo 324 atletas participaram do torneio, sendo 120 mulheres e 204 homens, de 43 clubes oriundos de 12 estados representados nessa etapa nacional.
São Paulo se destacou com 69 atletas, sendo que o Santa Mônica Clube de Campos foi o clube com maior número de atletas inscritos.
Os jogos ocorrem no município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador e o palco das disputas foi o Centro Pan Americano de Judô, localizado na Avenida Praia de Copacabana nº 1764, bairro Ipatinga.
Nessa etapa foram disputados jogos das categorias Principal e Jovens, divididos em Série A e B com exceção da Sub11, Sub13 e Sub15 que é disputada em série única.

A delegação sergipana escreveu, nesta competição, mais um belo capítulo de sucesso da modalidade. Foram 30 atletas de 5 clubes sergipanos e dois técnicos, Denis Lima e Benjamim Lima. Esse número por si só já era motivo de comemoração, pois foi a maior delegação do estado em competições nacionais.

Sergipe enfrentou mais de 40 clubes de 12 estados do Brasil, clubes já consolidados no badminton nacional e que possuem estruturas profissionais. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pela equipe os atletas sergipanos conquistaram 6 (seis) medalhas, número recorde, já que só tinha conquistado em outras edições no máximo 2 (duas). Foram 3 (três) medalhas de bronze, 2 (duas) de prata e uma de ouro. Além das medalhas muitos atletas conseguiram chegar as quartas de finais, principalmente na modalidade simples. Para se ter uma ideia do tamanho da conquista, Sergipe nunca se quer conquistou uma prata, todas as medalhas conquistadas em anos anteriores foram de bronze.

Os medalhistas foram: Maria Victoria e Fernanda Lima – Ouro na dupla sub17

Maria Eduarda Ferreira e Laura Pinho – Prata na dupla Sub17

Kailane Letícia e Eloa Mayara – Prata na dupla Sub19

Erick Leal e Yan Gustavo – Bronze na dupla sub17

João Neto e Ronald Mateus – Bronze na dupla sub19

Maria Eduarda Andrade e Thauana Silva – Bronze na dupla sub19

Essas conquistas são resultados de um trabalho de desenvolvido pela Federação Sergipana de Badminton que busca o fomento e o aperfeiçoamento de atletas e técnicos. O que possibilita resultados expressivos nas categorias de base da modalidade. Além do trabalho da Federação as escolas e técnicos são ferramentas fundamentais nesse processo de desenvolvimento pois atual diretamente com os atletas, apoiando os jovens nas competições e treinos.

A perspectiva é que esses resultados aumentem a motivação dos praticantes no estado e que mais pessoas possam participar do circuito nacional, vislumbrando conquistas semelhantes ou até maiores. O proximo desafio dos Sergipanos será de 24 a 26 de abril no Campeonato Regional Norte Nordeste 2020 que ocorrerá na cidade sergipana de Itabaiana, e é esperada uma chuva de medalhas!